Resenha: As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky

3/30/2018


As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky / Editora Rocco / 223 Páginas / + 15 anos / Compre aqui


“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.” Pág  12






Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock’n’roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito.

“Nem todo mundo tem uma história triste, Charlie, e mesmo que tivesse, isso não é desculpa.” Pág 38

A história é contada através de cartas com nomes fictícios e destinadas a uma pessoa em particular, que de acordo com Charlie é ótima em ouvir. O protagonista acabou de passar por um momento muito difícil que mexe com o psicológico de qualquer pessoa: seu melhor e único amigo se deu um tiro. Agora, ele está sozinho no mundo inexplorado do Ensino Médio. Os colegas que antes o cumprimentavam nem falam mais, todos já formaram seus grupinhos e Charlie não consegue se encaixar.

No decorrer das cartas, Charlie se aproxima de Patrick e Sam, e dos amigos deles. A partir disso, ele começa a ir a festas, sair para jantar e passar um tempo com pessoas da sua idade. Dá seu primeiro beijo, presencia momentos bem constrangedores, tem a primeira namorada, pisa na bola com ela, participa do show de rock horror, vai a jogos de futebol, experimenta maconha. Ele ama seus amigos, mas teme a ida deles para universidade e a ideia de ficar sozinho novamente começa a atormentá-lo.

“Espero poder lembrar a meus filhos que eles são tão felizes quanto eu nas fotos antigas. E espero que eles acreditem em mim.” Pág 63

Charlie não é um adolescente comum. Ele pensa demais no outros, e se deixa em terceiro ou quarto lugar. Sempre esforça para todos a sua volta ficarem felizes, mas não se importa muito com sua felicidade. Somado a isso, a pessoa favorita dele, sua tia Helen, morreu há alguns anos no seu aniversário e ele se culpa por isso.

Esse livro é simplesmente incrível! Acredito que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida. Há detalhes que Charlie reflete sobre a vida que quase ninguém presta atenção. Além de ensinar diversas lições, como: ser um bom amigo, apesar das adversidades, valorizar uma boa companhia, respeitar sempre, porque não sabemos o que acontece na vida dos outros, também buscar sua felicidade, saber que você merece mais do que acredita.

“Eu me sinto infinito.” Pág 43






You Might Also Like

0 comentários