Entrevista com a melhor escritora de suspense Brasileiro: Bia carvalho

5/01/2018

Bia Carvalho é autora de seis livros, dentre eles a Trilogia das Cartas, que foi publicada em 2017 na Argentina; Horas Noturnas, que foi BestSeller da Veja; e Alvorada, seu mais recente lançamento. Viciada em rock e musicais da Broadway, Bia trocou seus dias de vocalista de banda de heavy metal para viver com a cara no computador, criando suas histórias. Reza a lenda que ela tem ideias para seus livros enquanto realiza tarefas domésticas, principalmente partindo melancia. Ama animais, batata frita, jogos de tabuleiro, super-heróis e filmes com finais abertos, daqueles que explodem a mente. Star Wars, Harry Potter, Disney, Marvel e Cavaleiros do Zodíaco estão entre as coisas que mais gosta de assistir (e ler também).


Livros :
 Jardim de Escuridão (2011)
Versos Sombrios (2013)
Sabores Mortais (2014)
Horas Noturnas (2015)
O Livro Delas - Conto Ao Anoitecer (2016)
Alvorada (2017)
O que ainda restou (2018 - em breve na Amazon)

Thamyris: O Que te motivou a querer virar escritora?
Bia: Eu fui motivada pela vontade de participar daquele mundo, do qual tantos escritores que eu amava faziam parte. Eu também queria criar meus universos, meus personagens e torná-los reais na minha cabeça. Hoje em dia, não posso mais ficar sem escrever.
Thamyris: Qual foi seu primeiro livro publicado e quanto tempo demorou para escrever ?
Bia: Jardim de Escuridão. 6 meses.
Thamyris: Participo do seu grupo do face e muitos leitores de lá te chamam de assassina de personagens. O que você acha disso? Gosta de como te nomeiam?
Bia: Hahahaha. Esse título, certamente, não me incomoda. Infelizmente, é uma consequência de se escrever livros de suspense. Na realidade é muito difícil que pessoas enfrentem assassinos e não saiam sequer machucadas. Dentro dos livros não poderia ser diferente. Pessoas boas morrem, então, o pequeno universo criado para a história precisa ser o mais próximo possível da realidade.
Thamyris: Qual seu personagem preferido de todos seus livros ?
Bia: Gosto muito de Jayce, de Versos Sombrios. Ele é justo, luta por seus ideais e é extremamente apaixonado.
Thamyris: Qual seus escritores preferidos que te fizeram ter o amor a leitura e seu livro preferido deles ?
Bia: Nora Roberts e Stephen King. Cada um me inspira de uma forma diferente. Da Nora, eu cito Doce Vingança. Do King, O Iluminado.
Thamyris: Como você cria o nome dos personagens? Pesquisa ou vem na sua cabeça?
Bia: Acho que o nome tem que condizer com a personalidade, ele quase complementa o personagem. Se for um livro passado em outro país, eu costumo pesquisar, assim como em outra época. Às vezes eu abro um daqueles sites de sugestões de nomes para bebês para procurar algo que tenha a ver com o que busco.

Thamyris: Você tem algum livro da sua vida que releria sempre que podesse?
Bia: Sem dúvidas, O Iluminado. Já li 3x e estou prestes a ler a 4ª.
Thamyris: Qual foi seu sentimento com seu primeiro livro impresso em mãos?
Bia: É uma sensação bem indescritível. Acho que dá aquele sentimento de missão cumprida, de que tudo valeu a pena. Também pensei que era hora de plantar uma árvore e ter um filho.

Thamyris: Qual seu casal preferido dos seus livros?
Bia: Por enquanto, Jayce e Cailey, de Versos Sombrios. Mas sei que alguns dos que estou escrevendo entrarão na batalha.

Thamyris: Se você podesse entrar em um mundo literário qual entraria ?
Bia: Em Camelot, sem dúvida, para trocar uma ideia com Lancelot, Arthur e Morgana. Sou apaixonada por essa história.

Thamyris: Qual foi seu sentimento quando encontrou seu primeiro leitor?
Bia: Os leitores são sempre a melhor parte da equação. São carinhosos, gentis e até quando dão os esporros sabem fazer com carinho. Adoro quando comentam sobre minhas histórias, dão sugestões e surtam com cenas. Fico muito feliz quando consigo encontrá-los pessoalmente para poder ver suas carinhas ao conversarem comigo e contarem suas experiências com a leitura dos meus livros.

Thamyris: O que gosta de fazer no seu tempo livre?
Bia: Se eu disser que minha maior diversão é escrever, você acredita? Mas eu também amo ler, jogar jogos de tabuleiro e tocar violão. A música é outra coisa que me move demais. Não posso escrever se não tiver algo tocando no fundo.

Thamyris: Como foi sua primeira Bienal? Como foi seu sentimento?
Bia: A minha primeira Bienal foi um desastre hahaha. Eu era um bichinho do mato para falar com as pessoas, apresentar meu livro. Foi um aprendizado também. E, claro, me fez conhecer muitas pessoas legais que hoje são grandes amigos.

Thamyris: Como se sente com tantos leitores que te admiram?
Bia: Eu sinto uma pessoa muito realizada, pois, como disse acima, os leitores fazem tudo valer a pena.

Thamyris: Algum conselho para seus leitores que querem publicar um livro?
Bia: Ler muito. Coisas diferentes. Não se ater apenas ao gênero que você mais gosta. Busque os clássicos. Nunca esteja satisfeito com o que você já sabe. Procure livros sobre teoria de escrita, aprenda, pesquise.


You Might Also Like

0 comentários