RESENHA Perseguidos: Gerson Moreira

5/22/2018




Perseguidos - Gerson Moreira/ Editora Lura/ 287 Páginas/  +14 anos / "Este livro foi fornecido pelo autor, no entanto a resenha foi escrita sinceramente" / Compre aqui





"Jesus voltou". Essa é a mensagem que Matheus, Juliana, Patrick, Jefferson e Patrícia recebem no WhatsApp que os deixam tão desnorteados. Quem lê a sinopse jamais imagina que esse é o tema que o livro irá abordar. Uma ficção que busca ilustrar como seriam os dias após o arrebatamento dos cristãos por Jesus.

Ambientado na cidade de São João do Meriti, em uma comunidade do Rio de Janeiro, a história acompanha a corrida de cinco adolescentes pela sobrevivência. Com o arrabatamento dos cristãos, os tempos de turbulência se aproximam. O cristianismo passa a ser proibido e os cristãos que não foram arrebatados são perseguidos pela Nova Ordem Mundial. É dentro desse cenário que vamos acompanhar o grupo de amigos buscando alcançar a graça de Deus e uma segunda chance de se salvarem.






Com uma escrita reduntante, o autor constrói uma realidade esteriotipada de diversos setores da sociedade como militantes de movimentos sociais, homossexuais e, principalmente, moradores de comunidades, o que contribui para a legitimação da marginalização e da visão pré-formada que temos desses indivíduos.

Realizando um verdadeiro desserviço a sociedade, a narrativa parte de visões do senso comum para transmitir a mensagem que o autor pretende passar. Lançando mão de pautas sensíveis, a obra não aprofunda questões que estão em debates latentes no nosso cotidiano, desde adoção de crianças por casais homoafetivos até o aborto, contribuindo apenas no reforço de discursos com cunho machista, homofóbico e conservador.



Além disso, o autor cria na história a ideologia de equipolência que faz um paralelo com o que, na nossa realidade, são ideias com vertente à esquerda, como os Direitos Humano, por exemplo. Pensando em um contexto como o atual, onde as relações estão acirradas e vivemos uma ruptura social, vale se questionar sobre a maneira como o assunto é abordado e apresentado para adolescentes - uma vez que o livro é classificado como infanto-juvenil -, exalando um discurso de ódio e sem qualquer embasamento aprofundado.

Outro ponto que é preciso ser destacado é como a história segue um viés de teoria da conspiração. Nova Ordem Mundial, o chip do anticristo e vários outros elementos que podem ser encontrados nas mais diversas teorias sobre os Illuminatis e seu plano maléfico em dominar o mundo são utilizadas abertamente para relatar como serão os últimos dias dos humanos na Terra, o que torna toda a narrativa mais problemática do que ela já tinha se mostrado.

Partindo do senso comum, sem uma abordagem crítica sobre questões que precisam ser discutidas, com uma linguagem que reforça esteriótipos e visões distorcidas das realidades brasileiras, "Perseguidos" é um livro que comprova o quanto uma obra pode ser transformadora, influenciando e impactando a forma como o leitor irá interpretar o mundo, seu contexto e suas questões, seja para melhor ou, como é o caso dessa história, para pior.

You Might Also Like

0 comentários