Os Seis Finalistas, de Alexandra Monir

2/13/2019


Os Seis Finalistas/ Autora: Alexandra Monir/ Editora: Jangada/ 327 páginas/ Livre/ Compre aqui: AmazonSaraiva



Uma chance única que os levará a outro mundo

Mudanças climáticas tornam nosso planeta inabitável, com tempestades devastadoras e monstruosos tsunamis. As grandes cidades do mundo estão debaixo d'água. Líderes da agências espaciais americana, europeia e russa, num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, preparam 24 adolescentes, dentre os mais brilhantes do mundo, para o empreendimento mais audacioso da história da Terra.

Quando Leo e Naomi são recrutados para o Centro de Treinamento Espacial Internacional (CTEI), a vida dos dois muda para sempre. Da noite para o dia, tornam-se celebridades na disputa por uma das seis vagas na equipe que será enviada a Europa - uma das luas de Júpiter - para estabelecer ali uma nova colônia, deixando para sempre a Terra. Com o nosso planeta condenado, o futuro da raça humana está nas mãos deles.

"eu ia me matar hoje. mas não o fiz. se eu tivesse ido até o fim, se eu não tivesse ouvido o barco e desistido daquela ideia..." (pág 20)

"os outros podem ser os heróis, os pioneiros do espaço. eu tenho algo mais importante. um lar." (pág 30)

O livro mostra pontos de vista totalmente diferente em relação a um oportunidade única. Naomi tem uma família ao seu lado, faz de tudo para ajudar o irmão, é uma garota inteligente demais, mas tudo que menos quer no momento é ser astronauta e povoar um novo planeta. Por outro lado, Leo está sozinho no mundo, toda sua família morreu em um tsunami que deixou Roma submerssa. Ele vê no recrutamento uma chance de recomeçar, uma nova perspectiva de vida e não quer decepcionar sua nação.

Achei muito interresante isso. É um forma diferente de mostrar como nós somos tão distintos e que ninguém sabe nada sobre a vida ninguém. Que devemos respeitar a história de cada um e entender o motivo pelas decisões que são tomadas.

A escrita é ótima, os capítulos são em primeira pessoa e alternados entre Naomi e Leo. Por se tratar de uma ficção e distopia tem alguns termos técnicos, mas as explicações são muito boas e o leitor consegue entender e imaginar o que está acontecendo.

A essa altura você já deve suspeitar que aconteceu um romance, não é? De fato. Naomi e Leo encontraram um no outro um apoio, amizade e parceria. Se sentiam sozinhos demais longe de todos que conheciam, passando por um treinamento tão pesado e por toda a pressão de serem "a última esperança de salvar a humanidade". Mas o relacionamento dos dois não foi nada forçado, apesar de ter sido rápido. Dá para perceber que se apaixonaram sem perceber e nos pequenos detalhes.

Os trechos finais foram muito empolgantes e me deixaram ansiosa, principalmente, com um gancho incrível para o próximo livro, que não encontrei a data para lançamento.



"as pessoas brandem bandeiras e cartazes; pulam para cima e para baixo de forma histérica durante o desfile, alguns em lágrimas, outros gritando "boa sorte" em vários idiomas. posso sentir o que cada estranho na calçada está pensando: por favor, faça isso funcionar. permita que eles nos salvem." (pág 67)

You Might Also Like

0 comentários